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Daniel Acosta

DANIEL ALBERNAZ ACOSTA / Biografia

Nasce em 29/11/1965 na cidade portuária de Rio Grande, sul do Rio Grande do Sul. Dentro da marcenaria do pai aprende a trabalhar com madeira e outros materiais, produzindo seus brinquedos e maquetes de pequenas cidades em papelão. Completa o segundo grau com formação em arquitetura, tendo neste período como principais fontes de (in) formação os quadrinhos, o cinema, a televisão, a música e a arte.

Bacharel em Escultura (1987) junto a Universidade Federal de Santa Maria (RS). Entre 1990 e 1993 participa de workshops com José Rezende, Artur Lescher, Ricardo Basbaum e Milton Machado.

Mora em São Paulo de 1994 a 1996 para cursar Mestrado em Arte junto a ECA/USP sob orientação de Carmela Gross. Começa a trabalhar junto a Galeria Casa Triângulo (SP) onde faz sua primeira individual em 1995, e posteriormente em 2002, 2008, 2010 e 2014. Em 1997 é publicado livro sobre seu trabalho junto a Coleção Artistas da USP com texto de Tadeu Chiarelli. É premiado em salões em Curitiba, Brasília, Salvador e Florianópolis.

Além de importantes exposições coletivas como Ao Cubo/1996 (Paço das Artes/SP), Panorama da Arte Brasileira/1999 (MAM/SP), II Bienal do Mercosul/1999 (Porto Alegre/RS), trabalha em projetos específicos para o Torreão em Porto Alegre (1998) e Capela do Morumbi em São Paulo (2000).

Volta a morar em São Paulo em 2001 para a realização de seu Doutorado em Arte junto a ECA/USP. Participa da 25a Bienal de São Paulo, com importante trabalho da série de Paisagens Portáteis, tema da sua Tese de Doutorado defendida em 2005. Em 2006 realiza sua primeira arquitetura/mobiliário para espaço urbano, a Satolepcosmocave. Participa da coletiva Quase Líquido (2008) no Itaú Cultural/SP com Riorotor, uma pequena arquitetura rotatória.

Em 2009 realiza Cassinocosmocave, cabine/mobiliário específica para a Praia do Cassino, além de Kosmodrom, trabalho específico para o espaço urbano de Porto Alegre junto a 7° Bienal do Mercosul. Elabora escultura/mobiliário Toporama, permanentemente montada no foyer do Centro Cultural São Paulo desde 2010. Em 2011 realiza pequena cabine/mobiliário chamada Cavurba, para a Paralela V, além de participar pela terceira vez da Bienal do Mercosul, elaborando a Replikashelvesystem, uma escultura/mobiliário para a Sala de Leitura da Casa M.

Neste mesmo ano realiza a Multipraça, um conjunto de três esculturas/mobiliário permanentes para a Praça Central coberta do SESC Bom Retiro em São Paulo; em 2013 a arquitetura/mobiliário Gradiente para o Carpe Diem Arte e Pesquisa em Lisboa; em 2014 realiza ReplikaFlora, escultura/mobiliário permanente para Flora Ars + Natura assim como Tektoniks/El Bosque Invertido para a exposição El uso estético del objeto, ArtBO 2014, ambos em Bogotá/Colômbia.

Ainda no ano de 2014 realiza ZonaTotalflex, trabalho específico para Arte Serrinha em Bragança Paulista, assim como Roundeck, escultura/mobiliário para o MAC Goiás em Goiânia.

Em 2017, realiza Rotorama, intervenção específica para o Octógono da Pinacoteca de São Paulo, além de participar da coletiva Pedra no Céu: Arte e Arquitetura em Paulo Mendes da Rocha no MUBE. Em 2018 lança seu segundo livro abarcando 30 anos de produção, com textos de Tadeu Chiarelli, Agnaldo Farias, José Roca entre outros.

Em 2019 participa da coletiva Da Tradição à Experimentação na Fundação Iberê Camargo (POA).

Em 2020 participa da coletiva Geometrias Sensíveis na Galeria Orlando Lemos (BH). Mais recentemente em 2021 participa das coletivas 4×5 na Galeria Marília Razuk (SP) e 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção de Andrea e José Olympio Pereira no CCBB (RJ).

No ano de 2022 participa da coletiva Insólitos no MON (Curitiba) e tem Stand Solo na SP Arte 2022 (SP).

Atualmente trabalha com a Verve Galeria em São Paulo, Alban Galeria em Salvador e Ocre Galeria em Porto Alegre.

Além das atividades como artista é professor de Escultura junto a Universidade Federal de Pelotas/RS.